28 Set

Ser criativo é um traço extremamente desejável no ambiente de trabalho. Por esta razão, há muitos profissionais que buscam formas e maneiras de estimular esta habilidade. Para António Dias, especialista em neurociência e fundador da consultoria Euro Minds (Escola Européia de Desenvolvimento Humano), aumentar a criatividade é simplesmente uma questão de encarar os problemas de uma forma diferente. Em palestra realizada no Neurobusiness Summit nesta sexta-feira (22/09), Dias descreveu seis passos simples para você se tornar mais criativo:

1. Identifique o problema
Delimite qual é o problema que você pretende solucionar, concentre-se nele e busque as principais informações que envolvem esta questão.

2. Analise
Essa é a etapa em que você deve se debruçar sobre a questão. Tente entender a fundo o problema que está enfrentando e busque o máximo de informações sobre ele. Quais são as variáveis envolvidas, quando e onde o problema ocorre e como ele se manifesta.

3. Pratique o pensamento divergente
É hora de explorar possibilidades, de "viajar" mesmo. É este o momento ideal, segundo Dias, para fazer o famoso brainstorming.

4. Tome uma decisão
Essa é a hora de escolher qual o caminho deve ser seguido. "Entre as muitas ideias que surgiram no pensamento divergente, você precisa selecionar aquelas mais válidas", afirma o especialista

5. Pratique o pensamento convergente
Se debruce sobre a ideia que você escolheu. Analise todos os aspectos dessa solução e pense no que será necessário para colocá-la em prática.

6. Faça o teste
Implemente a solução que você encontrou. Teste para ver se o resultado é aquele que você esperava. Se a resposta for sim, ótimo. Se este não for o caso, volte para ao pensamento divergente.

Invista no seu futuro