NOTÍCIAS

Pela primeira vez, cientistas filmam como o cérebro forma as memórias. Breakthrough Allows Einstein Scientists to Probe How Memories Form in Nerve Cells (Albert Einstein's College of Medicine - NY)

Pela primeira vez na história, cientistas capturaram em vídeo como o cérebro cria as memórias, observando moléculas à medida que se transformam nas estruturas que definem quem somos.

Primeiro, vamos relembras as aulas de biologia sobre a memória:
Por isso, cientistas da Universidade Yeshiva (EUA) colocaram “tags” fluorescentes nas moléculas essenciais para criar memórias. Dessa forma, eles puderam observá-las viajando num cérebro de rato, em tempo real e em neurônios vivos.

Como isso funciona? Primeiro, os pesquisadores “estimulam os neurônios do hipocampo do rato, onde são feitas e armazenadas as memórias”. Depois, eles “acompanham as moléculas fluorescentes (mRNA de beta-actina) se formando nos núcleos de neurônios”. São os pontos brilhantes do vídeo. Por fim, as moléculas viajam pelas ramificações do neurônio, os dendritos – e lá se formam as memórias.

O que eles descobriram é fascinante: a proteína beta-actina, relacionada às memórias, pode ser sintetizada “em horários e locais específicos, e em quantidades específicas”. É exatamente assim que os cientistas imaginavam que tudo funcionava.

De acordo com o Dr. Robert Singer, autor sênior dos trabalhos de pesquisa:
Fizemos a observação de que os neurônios ativam seletivamente a síntese de proteínas e, em seguida, a desativam. Isso se encaixa perfeitamente em como acreditamos que as memórias são formadas. Estímulos frequentes ao neurônio tornariam o mRNA disponível em fluxos frequentes e controlados, fazendo com que a proteína beta-actina se acumule precisamente onde ela é necessária para fortalecer a sinapse.

Todo o processo foi documentado em dois artigos da Science. Antes disso, cientistas japoneses observaram como se forma um pensamento, um processo completamente diferente.

Outros estudos como a formação do pensamento já foram realizados. Em breve disponibilizaremos mais a respeito!

_______________________________

Leia o artigo completo em inglês:

Molecular Basis of Memory

Watching Molecules Morph into Memories

Breakthrough Allows Einstein Scientists to Probe How Memories Form in Nerve Cells (Albert Einstein's College of Medicine - New York)

- See more at: http://www.einstein.yu.edu/news/releases/968/watching-molecules-morph-into-memories/

http://gizmodo.uol.com.br/video-cerebro-memoria/

Parceiros:















© Copyright 2013 | Todos os direitos reservados | Instituto Neurológico de São Paulo
Cadastre seu nome e e-mail para receber informações