NOTÍCIAS

Raul Marino foi eleito para ocupar a Cadeira nº 1 da Academia Paulista de Letras

Diretor do Instituto Neurológico de São Paulo e Coordenador Geral dos Cursos de Pós Graduação do Centro de Estudos em Neurociências Prof. Dr. Raul Marino Jr. se torna ´o mais novo imortal´ em 29/10/2015 da Academia de Letras.

Foi eleito Dr. Raul Marino, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1961) e doutorado em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade de São Paulo (1971), Professor Livre-Docente do Departamento de Neuropsiquiatria da Faculdade de Medicina da USP exercendo a função de docente e pesquisador no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de 1976 a 1984, Professor adjunto de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da USP de 1984 a 1990, PROFESSOR TITULAR DE NEUROCIRURGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP desde 1990 e Professor Livre Docente de Bioética desde 2008. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, hipófise, hematomas, traumatismos, tumores cerebrais, coluna e estereotaxia.
Possui vários livros publicados.

Aos 29 de outubro de 2015, foi empossado para ocupar a Cadeira de nº 1, Raul Marino Junior. A sessão foi presidida pelo atual Secretário Geral, Antônio Penteado Mendonça e a mesa de cerimonial foi composta pelo Acadêmico José Renato Nalini, por Anna Maria Martins, 1ª Secretária, Raul Cutait, 1º Tesoureiro, pela Acadêmica Lygia Fagundes Telles e José Roberto Sadek, secretário adjunto de Cultura do Governo de São Paulo.
Foram chamados para recepcionar e acompanhar o empossado até a mesa de cerimonial os Acadêmicos Dom Fernando Figueiredo e Paulo Nathanael Pereira de Souza.
José Renato Nalini, atual Presidente do Tribunal de Justiça de SP proferiu discurso de recepção.
Após leitura dos termos de posse pelo Acadêmico Raul Cutait, e assinatura do empossado no livro de registro, Raul Marino recebeu das mãos de seu filho, Diploma de membro efetivo e o colar de mérito foi colocado em seu pescoço por seu neto.
Além de parentes e amigos, Raul Marino agradeceu a presença de todos e em especial a Sra. Agnes Cretella, esposa de seu antecessor José Cretella Junior. Também estiveram presentes os Acadêmicos, Paulo Bomfim, Renata Pallottini, Paulo Nogueira Neto, Júlio Medaglia, Mafra Carbonieri, Fábio Lucas e José Gregori.
Após o Discurso de posse do novo Acadêmico Raul Marino, foram feitas as considerações finais e os presentes foram agraciados com coquetel e boa musica Duo: no Violino Guido Sant´Anna de 10 anos e Liliana Kans ao piano. Liliana é bacharel pela UNESP e foi contemplada com bolsa de estudos para especializar-se em musica de câmara no Conservatório Real de Antuérpia.

"Uma Academia, ensinou Machado de Assis, criador da Academia Brasileira de Letras, tem de ser integrada por três espécies: literatos, personalidades - para conferir visibilidade à instituição - e jovens, para trazer alegria.

Uma Academia é, sobretudo, uma casa de bom convívio.

É no convívio fraterno que surgem as melhores ideias, para disseminar a cultura, notadamente entre as crianças e jovens. Não necessariamente a partir da cronologia: há idosos que preservam a juventude e jovens que já nasceram desalentados.

Sabemos que não podemos congregar todos os que se dedicam às letras num Esta do com a pujança e o esplendor cultural de São Paulo.

Por isso mesmo, procuramos caprichar em nossa seleção. Há uma representatividade singular, heterogênea e que faz da Academia Paulista de Letras um dos espaços mais interessantes, instigantes e, por isso mesmo, disputados pela gente paulista."

http://www.academiapaulistadeletras.org.br/104-noticias/1076-dr-raul-marino-junior-tomou-posse-na-academia-paulista-de-letras.html

Parceiros:















© Copyright 2013 | Todos os direitos reservados | Instituto Neurológico de São Paulo
Cadastre seu nome e e-mail para receber informações