NOTÍCIAS

Curso Intensivo e Treinamento Prático de WISC-IV

Sempre alguns passos a frente: "Iremos muito além da teoria e apenas discussões de casos. O treinamento traz situações reais com a utilização dos testes originais, através de simulações que envolvem a prática supervisionada de forma dinâmica e eficaz"*.


CENTRO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS "Prof. Dr. Raul Marino Jr." do INSTITUTO NEUROLÓGICO DE SÃO PAULO (INESP).

Desde o ano passado foi lançado no Brasil, à nova versão do instrumento considerado ‘padrão ouro’ para a avaliação da inteligência em crianças. Em substituição ao WISC-III, o WISC-IV é considerado essencial para avaliação neuropsicológica e no psicodiagnóstico de crianças, sendo um recurso eficiente para o direcionamento do trabalho clínico. Assim, no início deste ano fizemos um novo investimento. Adquirimos a 4ª Edição da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) para atender a nossa demanda.

Como é de costume, periodicamente reformulamos nossos cursos; e para o Curso de WISC-IV no ano de 2015 não foi diferente. Colocamos tudo que um profissional necessita em relação a um treinamento específico para atender os novos padrões de exigências.

Com metodologia e proposta próprias e diferenciadas em educação continuada, incluimos simulações de aplicação e correção supervisionadas para o treinamento da prática clínica, após conteúdo teórico e programa totalmente revisto para atender as expectativas dos profissionais do mercado atual e em constante mudança. Incluímos, assim, o treinamento com kit e material originais do WISC-IV*.

Nós acreditamos que a melhor maneira para o desenvolvimento profissional também se dá pelo treinamento prático; atingindo, assim, melhores resultados.
Isso se dá não apenas em relação à curva de aprendizado, mas consequentemente na atuação imediata da avaliação em consultório, serviços de saúde, bem como para atuar em áreas como o departamento de RH das empresas.

Oferecemos treinamento intensivo com teoria sólida e objetiva, retomando conceitos anteriores, apresentando os atuais e discutindo os possíveis futuros, conforme programa e metodologia abaixo:

Abertura
AULA de abertura: "Neurociências e Inteligência - A Importância da Utilização do WISC-IV na Avaliação da Inteligência em Crianças" - Dr. Daniel Fuentes (um dos maiores especialistas no estudo das neurociências e da cognição em nosso país, autor de inúmeras publicações científicas e de livros base sobre Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva)

Teoria
A quarta edição da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – WISC IV é uma ferramenta clínica de avaliação de inteligência baseada nas abordagens cognitivas. Este instrumento de aplicação individual tem como finalidade a avaliação da capacidade intelectual e do funcionamento cognitivo geral, em crianças de 06 a 16 anos e 11 meses, contribuindo como uma medida eficiente no trabalho clínico.
A pesquisa foi realizada contando com uma amostra representativa de diversos estados do país, com população de escolas particulares e públicas, oferecendo uma maior confiabilidade na utilização deste instrumento.

Ocorreram mudanças significativas do WISC-III para o WISC-IV, como:
- Alterações no conteúdo dos substestes, na aplicação e em procedimentos de pontuação.
- Exclusão dos substestes: Arranjo de figuras, Armar objetos e Labirintos.
- Inclusão de novos subtestes: Conceitos Figurativos, Sequência de Números e Letras, Raciocínio Matricial, Cancelamento e Raciocínio com Palavras.

Curso Teórico-Prático
Esta etapa envolve a atualização da fundamentação teórica, do método e de regras gerais de aplicação dos subtestes principais e suplementares, compondo, os 15 subtestes da escala.
Atividade Prática: Simulações de Aplicações e Correções monitoradas e supervisionadas
A aplicação do WISC-IV será realizada em sala de aula, simulando a pratica clínica entre os alunos, sendo estas atividades acompanhadas pelos monitores/supervisores.
Após a simulação em sala de aula, através da aplicação dos subtestes, os alunos aprenderão a realizar a correção de todo o protocolo. Contando com a correção e análise dos Índices de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento. Além, é claro, do cálculo do Quociente Intelectual Total - QIT e da Idade Mental.

Interpretação
Os alunos aprenderão a fazer a análise dos subtestes, dos índices e o como interpretar a página de análise.
Através desta ferramenta o psicólogo poderá identificar talentos ou deficiências intelectuais, capacidades e dificuldades de percepção em crianças, sobre diferentes condições neurológicas e de desenvolvimento. Aprenderá a interpretar os resultados de forma quantitativa e qualitativa, podendo planejar um tratamento ou ter um direcionamento à prática clínica e pedagógica.

Vamos muito além da simples apresentação de procedimentos, incentivando a discussão de aspectos clínicos, incluindo prática supervisionada com material e kit originais para uso em treinamento real dentro do programa do curso*.

Curso Intensivo e Treinamento Prático para utilização da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª Edição (WISC-IV) do Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr." do Instituto Neurológico de São Paulo – INESP.

Para os que realizarem o treinamento conosco, 10% de desconto na aquisição do WISC-IV direto com o representante. Não perca esta oportunidade!

Inscreva-se!
http://www.institutoneurologico.com.br/sites/cenec/o-curso-inscricao.asp?IdCurso=78

http://www.institutoneurologico.com.br/sites/cenec/o-curso-inscricao.asp?IdCurso=78

Parceiros:















© Copyright 2013 | Todos os direitos reservados | Instituto Neurológico de São Paulo
Cadastre seu nome e e-mail para receber informações