NOTÍCIAS

Ferramenta para mapeamento de estados mentais utilizando a Ressonância Magnética Funcional, criada por pesquisadores do IDOR, é usada em fase de testes por cientistas dos Estados Unidos, Inglaterra e

O FRIEND, como foi batizado, é um software de acesso livre para toda a comunidade científica. na página do grupo FMRIB (Functional MRI oftheBrain), da Universidade de Oxford, foi disponibilizada a ferramenta criada pelos cientistas do IDOR.

Pesquisadores das Universidades de Oxford e Imperial College, na Inglaterra, Berkeley e Texas, nos Estados Unidos, e o Canlab (ClinicalAffectiveNeuroimagingLaboratory), na Alemanha, usam em fase de testes, o software FRIEND, criado por pesquisadores do IDOR.

Além disso, na página do grupo FMRIB (Functional MRI oftheBrain), da Universidade de Oxford, foi disponibilizada a ferramenta criada pelos cientistas do IDOR. O grupo FMRIB é o responsável pela criação do software FSL, frequentemente usado por pesquisadores que trabalham com a ressonância magnética funcional para o processamento de imagens.

O FRIEND, como foi batizado, é um software de acesso livre para toda a comunidade científica. A ferramenta oferece uma interface gráfica intuitiva e amigável para neuromodulação usando o neurofeedback em tempo real por fMRI, permitindo que indivíduos saudáveis e pacientes com doenças neurológicas e psiquiátricas aprendam a controlar a sua própria atividade cerebral. FRIEND permite aos usuários a criação ou o emprego de estímulos visuais pré-especificados para experimentos de neurofeedback. Além de permitir o amplo controle dos parâmetros de processamento, incluindo recursos de controle de qualidade.

O software deu origem ao trabalho científico intitulado "Real-time fMRIpatterndecodingandneurofeedbackusing FRIEND: an FSL-integrated BCI toolbox", publicado na revista científica PlosOne em dezembro de 2013 (acesse o artigo aqui), que descreve a implementação de uma ferramenta de software para mapeamento de estados emocionais e cognitivos em tempo real. A partir de exprimentos utilizando a fMRI, os autores do artigo, João R. Sato, Rodrigo Basilio, Fernando F. Paiva, Griselda J. Garrido, Ivanei E. Bramati, PatriciaBado, Fernanda Tovar-Moll, Roland Zahn e Jorge Moll apresentaram a ferramenta FRIEND (Functional Real-time EndogenousNeuromodulationandDecoding, ou Neuromodulação e Decodificação Funcional Endógena em Tempo Real).

A demonstração de que os seres humanos podem aprender a modular a sua própria atividade cerebral quando recebem feedback dos sinais neurofisiológicos abre oportunidades para a neurociência fundamental e aplicada. Embora o neurofeedback baseado em eletroencefalografia (EEG) tenha sido empregado, tanto em investigação experimental como clínica, o neurofeedback baseado em ressonância magnética funcional (fMRI) possui resolução espacial muito superior e permite avaliar regiões cerebrais corticais e subcorticais profundas que são virtualmente inacessíveis por EEG. A técnica permite a decodificação cerebral de estados cognitivos e representa uma inovação importante no campo da neurociência. O avanço neste campo depende fundamentalmente da disponibilidade de ferramentas confiáveis, de fácil utilização e, idealmente, gratuitas para a comunidade científica.

Dr. Jorge Moll, um dos autores do projeto, observa que "A técnica possui um grande potencial em diversas áreas, como na melhoria da atenção, redução de ansiedade, aumento de estados emocionais positivos como a empatia. Seu uso é, entretanto, restrito a aplicações em projetos de pesquisa. Estudos em andamento poderão validar sua utilização na prática médica em um futuro próximo", comentou.

A ferramenta está disponível, gratuitamente para download. O Tutorial do processamento e a extensa documentação para utilização do software também estão disponíveis.

A pesquisa foi apoiada com subsídios da FAPERJ, INNT, CAPES, CNPq e por verbas de pesquisa do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Para saber mais, acesse:
http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0081658
http://idor.org/neuroinformatics/friend

Parceiros:















© Copyright 2013 | Todos os direitos reservados | Instituto Neurológico de São Paulo
Cadastre seu nome e e-mail para receber informações