NOTÍCIAS

Como é transmitida a paralisia cerebral nas famílias

Hoje foi anunciado que pesquisadores estudaram a herança da paralisia cerebral e descobriram um incremento do risco em familiares próximos.

Este transtorno é a principal causa de incapacidade física nos meninos e afeta quase dois em cada 1000 nascidos vivos. Há uma gama de subtipos que produzem maior ou menor incapacidade motriz, frequentemente junto com problemas visuais, disfunções intelectuais e epilepsia. É causado pelo dano cerebral, possivelmente exacerbado pelo nascimento prematuro, o crescimento incomum durante a gestação e a exposição a infecções durante a gravidez.

MetteTollanes e seus colaboradores da Universidade de Bergen, na Noruega, analisaram os riscos potenciais de paralisia cerebral em familiares. Utilizaram valores dos registros de natalidade noruegueses que abrangiam 2.036.741 de pessoas nascidas entre 1967 e 2002. Destas, a 3649 tinham sido diagnosticadas com paralisia cerebral.

Entre os gêmeos, o risco de paralisia cerebral aumentou mais de 15 vezes para um gêmeo se o outro tinha paralisia cerebral. Infelizmente, os dados não assinalaram se os pares de gêmeos eram idênticos ou não. Entre os irmãos, o risco aumentou nove vezes para os irmãos de pai e mãe e três vezes para os meios-irmãos.

Os meninos de um progenitor com paralisia cerebral tiveram um aumento de seis vezes no risco, e se observou um pequeno aumento de 50% no risco para os primos irmãos.

No The BMJ, os autores assinalam: «As pessoas nascidas em famílias nas quais alguém já tem paralisia cerebral têm um maior risco, o que depende de seu grau de parentesco».

Os padrões de risco observados neste estudo indicam «herança multifatorial», acrescentam, o que significa que múltiplos genes provavelmente interagem entre si e com fatores ambientais. «Estes dados oferecem evidência adicional de que as causas fundamentais de paralisia cerebral vão além da atenção clínica ao parto», concluem.

http://bit.ly/WxWOhK

Parceiros:















© Copyright 2013 | Todos os direitos reservados | Instituto Neurológico de São Paulo
Cadastre seu nome e e-mail para receber informações