CLÍNICA DE NEUROPSICOLOGIA

A neuropsicologia constitui uma área de conhecimento e prática clínica que tem como objetivo básico estabelecer a relação entre o cérebro e comportamento, investigando o funcionamento...

A neuropsicologia constitui uma área de conhecimento e prática clínica que tem como objetivo básico estabelecer a relação entre o cérebro e comportamento, investigando o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional, do paciente que possui algum tipo de disfunção ou lesão cerebral.

Diagnóstico

Trata-se de especialidade que visa o diagnóstico pré e pós operatório de pacientes portadores de epilepsias e tumores intracranianos, sendo de grande ajuda no diagnóstico de localização das lesões (com base nos déficits apresentados), das alterações de personalidade e do comportamento. Vale ressaltar, que tanto nestas patologias anteriormente citadas, quanto em patologias vasculares e traumatismo crânio-encefálico, a avaliação posterior torna-se importante, para verificar os déficits cognitivos apresentados e o impacto destes nas esferas da vida do paciente. Tal exame, pode também auxiliar no diagnóstico de quadros demenciais, como a doença de Alzheimer e também de quadros psiquiátricos.

Tratamento

Através da avaliação neuropsicológica pode-se traçar o perfil cognitivo e emocional, ou seja, conhecer as habilidades e dificuldades que o paciente apresenta em relação à orientação, atenção, concentração, percepção, linguagem, processamento de informações, capacidade de aprendizagem, memória, raciocínio, planejamento, funções motoras, iniciativa, assim como, aspectos relacionados à impulsividade, agressividade, depressão, ansiedade, etc.

Centro de Estudos

A Neuropsicologia consiste em uma área de conhecimento e prática clínica que tem como objetivo estabelecer relação entre o cérebro e o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional. Utiliza-se de testes neuropsicológicos para delimitar as habilidades e dificuldades do indivíduo, visando além de auxiliar o diagnóstico médico, avaliar o impacto de medicações e estruturar um programa de reabilitação personalizado, com o intuito de proporcionar um melhor funcionamento e consequentemente auxiliar no restabelecimento da qualidade de vida.

Assim, o Prof. Dr. Raul Marino Jr. e sua equipe multidisciplinar propõem oCurso de Especialização em Neuropsicologia do Instituto de Doenças Neurológicas de São Paulo, uma Pós Graduação Lato Sensu, com excelente fundamentação teórica, atendimentos supervisionados e aulas práticas no Laboratório de Neuroanatomia do Hospital Beneficência Portuguesa.

Temos como objetivo oferecer formação consistente, sustentada na teoria e prática supervisionada, visando habilitar profissionais psicólogos para realizar avaliação neuropsicológica (uso de testes, escalas e elaboração de laudos) de pacientes psiquiátricos, neurológicos e neurocirúrgicos, assim como atuar como membro de equipe multiprofissional.

Curso reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, com o nome Centro de Estudos em Neurociências Prof. Dr. Raul Marino Jr. – Instituto Neurológico de São Paulo.

Conheça nosso curso de Neuropsicologia.

Invista no seu futuro