CLÍNICA DA PSICOLOGIA DA SAÚDE

Aplicação dos conhecimentos do campo da Psicologia ao processo de saúde-doença, visando maximizar o potencial humano para mudança de pensamentos, comportamentos e emoções relacionados...

Aplicação dos conhecimentos do campo da Psicologia ao processo de saúde-doença, visando maximizar o potencial humano para mudança de pensamentos, comportamentos e emoções relacionados ao adoecimento e sofrimento.

O Setor de Psicologia da Saúde do Instituto Neurológico de São Paulo tem como objetivo empregar as estratégias psicoterápicas embasadas em estudos clínicos controlados e que demonstram eficácia e segurança, para as diversas condições clínicas e/ou cirúrgicas que se beneficiarão de um tratamento multidisciplinar, preconizado pelos principais serviços de saúde do mundo.

Biofeedback

Consiste na utilização de sofisticados instrumentos eletrônicos que auxiliam na identificação e controle de reações fisiológicas (ex. frequência cardíaca, sudorese, resistência galvânica da pele e etc.) que estão envolvidas em condições gerais de saúde, maximizando os efeitos da psicoterápica convencional e reduzindo custos do tratamento.

Psico-Oncologia

Consiste na aplicação dos conhecimentos advindos de diferentes áreas do cuidado humano dirigidas a promover à qualidade de vida, enfrentamento da dor, oferecer suporte ao paciente e familiares que lidam com as questões relacionadas ao câncer.

Principais Intervenções:

• Aceitação da doença e reestabelecimento da esperança
• Adesão ao tratamento (ex. clínico, cirúrgico, fisioterápico, fonoaudiológico e etc.)
• Modificação do estilo de vida (ex. dieta, exercício físico, tabagismo, etilismo e etc.)
• Intervenção em crise
• Promoção da qualidade de vida
• Tratamento dos transtornos do sono
• Doenças psicossomáticas (ex. fatores psicológicos que afetam condições médicas gerais)
• Transtornos mentais (ex. depressão, ansiedade e etc.)
• Sintomas psicológicos (ex. angústia, irritabilidade e etc.)

Programas Especiais:

• Programa de Controle do Estresse
• Programa de Cessação do Tabagismo
• Programa de Manejo da Dor Crônica

Atendimento:

• Grupo
• Individual

Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria e demais neurociências e uma relação terapêutica ética e humanizada, permite sustentar a afirmação que a Terapia Cognitivo-Comportamental é uma das principais opções de tratamento que atualmente responde à realidade social, científica e econômica brasileira e mundial.

A substituição de cognições disfuncionais por pensamentos mais flexíveis e pautados na interação entre indivíduo e seu ambiente é o principal objetivo deste processo psicoterápico.

O Centro de Estudos em Neurociências ”Prof. Dr. Raul Marino Jr.” do Instituto Neurológico de São Paulo (INESP) e sua equipe multidisciplinar propõem o Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Este curso tem como principal objetivo oferecer formação consistente sustentada na teoria e prática supervisionada, visando habilitar profissionais psicólogos e Psiquiatras para realizar a terapia cognitivo-comportamental de pacientes psiquiátricos, neurológicos e neurocirúrgicos, assim como atuar como membro de equipe multiprofissional ou em consultório próprio.

Conheça nosso curso de Terapia Cognitivo Comportamental.

Terapia Ocupacional

Invista no seu futuro