Prof. Dr. Raul Marino Jr.
Neurocirurgião
Professor Titular – Emérito de Neurocirurgia da USP.
Doutor e Livre-Docente em Medicina pela Universidade de São Paulo.
Diretor e fundador do Instituto de Doenças Neurológicas de São Paulo do Hospital Beneficência Portuguesa.
Diretor fundador da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Hospital das Clinicas da USP.
Professor Livre-Docente de Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) (2009).
HISTÓRIA

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(FMUSP), em 1961.Dedicou-se à carreira universitária na FMUSP, obtendo o título de doutor em clínica cirúrgica.

Foi para Boston estudar na Harvard Medical School. Estudou neuroanatomia nos laboratórios de anatomia do Massachusetts Instituteof Technology (MIT), e, em Montreal, no Canadá, na McGillUniversity, onde aprendeu muito sobre cirurgias da hipófise e epilepsia.

Na FMUSP exerceu os seguintes cargos: professor livre-docente do Departamento de Neuropsiquiatria e pesquisador no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (1976-1984); professor adjunto de psiquiatria (1984-1990); professor titular de neurocirurgia (1990-2006) e professor livre-docente de bioética (desde 2008).

Raul Marino Júnior recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Henrique Sam Mindlin da Academia Brasileira de Neurologia (1980); Prêmio Especial Bromocriptina do Laboratório Sandoz S.A. (1982); SanophipharmaAward (1985) e Prêmio Egas Moniz do Departamento Médico da Casa de Portugal (1986).

Dentre outros cargos que exerceu salientam-se: diretor e fundador do Instituto Neurológico de São Paulo (Inesp) do Hospital Beneficência Portuguesa; diretor e fundador da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Hospital das Clínicas da FMUSP; e pesquisador da relação neurologia e teologia.

Foi membro fundador da Sociedade Brasileira de Neuroendocrinologia e presidiu a Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato bienal entre 1993-1994, tornando-se membro honorário desse silogeu.

Invista no seu futuro