Cursos

13ª Turma de Extensão e Especialização em Neuropsicologia


13ª Turma de Extensão e Especialização em Neuropsicologia

Apresentação

A Neuropsicologia consiste em uma área específica de conhecimento e prática clínica que tem como objetivo estabelecer relação entre o cérebro e o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional. Utiliza-se de testes neuropsicológicos para delimitar as habilidades e dificuldades do indivíduo, visando além de auxiliar o diagnóstico médico, avaliar o impacto de medicações e estruturar um programa de reabilitação personalizado, com o intuito de proporcionar um melhor funcionamento e consequentemente auxiliar no restabelecimento da qualidade de vida.

Assim, o Prof. Dr. Raul Marino Jr. e sua equipe multidisciplinar propõem o Curso de Especialização em Neuropsicologia do Centro de Estudos em Neurociências do Instituto Neurológico de São Paulo, uma Pós Graduação Lato Sensu, com excelência em fundamentação teórica, atendimentos supervisionados. Além disso, são programadas dentro do cronograma aulas práticas no Laboratório de Neuroanatomia e Microcirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa.

Temos como principal objetivo oferecer formação sólida e consistente, com base na teoria, aulas expositivas, discussão de casos e prática supervisionada e orientada, a fim de habilitar profissionais psicólogos para realizar avaliação neuropsicológica ( com o uso de testes, escalas, instrumentos específicos da área para a elaboração de laudos) de pacientes psiquiátricos, neurológicos, neurocirúrgicos, em fase de reabilitação; assim como atuar como membro de equipe multiprofissional ou em consultório particular.

O Centro de Estudos em Neurociências Prof. Dr. Raul Marino Jr. do Instituto Neurológico de São Paulo firma oficialmente parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, conferindo TÍTULO DE ESPECIALISTA aos pós graduandos do curso de Neuropsicologia.

Este curso confere a titulação de ESPECIALISTA e está em conformidade com a resolução do MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação Nº. 01 DE 8 DE JUNHO DE 2007 publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Nº 109.

Curso reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, com o nome Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr."- Instituto Neurológico de São Paulo*.
*As reestruturações realizadas por ordem do MEC, já encontram-se regularizadas, concedendo-nos o direito de fornecer o Título de Especialista para nosso alunos.

+ InformaçõesCompartilhar

9ª Turma de Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva


9ª Turma de Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva

Apresentação

A Reabilitação Cognitiva se baseia nos conceitos da Neuropsicologia e Neuroplasticidade. Tem como objetivo auxiliar pessoas com déficits cognitivos e alterações comportamentais na recuperação e/ou compensação de suas dificuldades, para um melhor funcionamento nas atividades de vida diária e consequentemente melhorar a Qualidade de Vida.

O Prof. Dr. Raul Marino Jr. e sua equipe multidisciplinar propõem o Curso de Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva do Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr." do Instituto Neurológico de São Paulo, com o objetivo de oferecer formação teórica sólida e prática monitorada e supervisionada, como objetivo de habilitar profissionais para a realização da reabilitação em pacientes psiquiátricos, neurológicos e neurocirúrgicos, assim como atuar como membro de equipe multiprofissional.

+ InformaçõesCompartilhar

3ª Turma de Aprimoramento em Instrumentação em Neurocirurgia


3ª Turma de Aprimoramento em Instrumentação em Neurocirurgia

Apresentação

O Curso de Aprimoramento em Instrumentação em Neurocirurgia tem como missão formar profissionais instrumentadores neurocirúrgicos altamente capacitados em prestar uma assistência especializada para o desempenho de tarefas e rotinas de um centro cirúrgico, tornando-se capaz de identificar os conceitos de hospital, estrutura e funcionamento do Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilização.

Com isso, elaboramos um programa em que um dos principais objetivos é corrigir as falhas, suprir as necessidades do mercado e superar as expectativas das equipes médicas e cirurgiões.

Apresenta noções de anatomia, neuroanatomia, fisiologia e neurofisiologia humana, bem como microbiologia, anestesia e neuroanestesia, entre outros, desenvolvendo suas potencialidades como um profissional totalmente envolvido na área da saúde e inserido adequadamente em seu cotidiano do ambiente hospitalar com plena capacidade e segurança de interagir adequadamente com médicos e pacientes, de forma que alcance o mais alto nível de qualificação e excelência para o mercado de trabalho e o exercício da profissão tanto para equipes e cirurgiões particulares como para empresas de materiais especiais voltados à neurocirurgia.

+ InformaçõesCompartilhar

5ª Turma de Extensão em Neurodesenvolvimento Infantil - Principais Alterações - Métodos de Avaliação


5ª Turma de Extensão em Neurodesenvolvimento Infantil - Principais Alterações - Métodos de Avaliação

Apresentação

O Curso de Alterações no Desenvolvimento e Métodos de Avaliação e Intervenção do Centro de Estudos em Neurociências – Instituto Neurológico de São Paulo aborda temas atuais e relevantes sobre o desenvolvimento infantil, bem como métodos de análise, avaliação e atuação à todos os envolvidos direta ou indiretamente como determinantes nesta importante fase da formação do indivíduo.

É assunto de extrema relevância tanto ao psicopedagogo(a), terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo(a), neurologista, neuropediatra, entre outros; como ao profissional educador(a), professor(a), pedagogo(a) que atua diretamente com crianças e, por vezes, necessitam de uma orientação na avaliação e identificação de determinados déficits e treinamento que os auxilie na indicação para acompanhamento ou tratamento desses alunos / pacientes, já que consiste em avaliar as modificações menos visíveis do desenvolvimento como a cognição, a atenção, a concentração entre muitas outras.

Detectar alterações no desenvolvimento infantil (ou do adulto) somente é possível diante do conhecimento do profissional frente à observação e avaliação adequadas da normalidade da criança (ou do paciente). Desta forma é imprescindível que cada criança (ou indivíduo) seja avaliada individualmente em suas peculiaridades, já que a neurociência não é uma ciência exata e cada um tem sua individualidade e seu tempo e tais intervenções realizadas por profissionais devidamente preparados, serão de grande importância podendo evitar ou amenizar problemas futuros por atuarem nesta importante e determinante fase do desenvolvimento humano.

+ InformaçõesCompartilhar

4ª Turma Intensivo e Treinamento Prático de WISC-IV


4ª Turma Intensivo e Treinamento Prático de WISC-IV

Apresentação

Alterações na Escala Wechsler de Avaliação de Inteligência para Crianças - WISC.

Foi lançado no Brasil a nova versão do instrumento considerado ‘padrão ouro’ para a avaliação da inteligência em crianças. Em substituição ao WISC-III, o WISC-IV é considerado essencial para avaliação neuropsicológica e no psicodiagnóstico de crianças, sendo um recurso eficiente para o direcionamento do trabalho clínico.

Com metodologia e proposta próprias e diferenciadas em educação continuada, incluimos simulações de aplicação e correção supervisionadas para o treinamento da prática clínica, após conteúdo teórico e programa totalmente revisto para atender as expectativas dos profissionais do mercado atual e em constante mudança. Incluímos, assim, o treinamento com kit e material originais do WISC-IV*.

Na aula de abertura, será abordado o tema: "Neurociências e Inteligência - A Importância da Utilização do WISC-IV na Avaliação da Inteligência em Crianças" com o Dr. Daniel Fuentes (um dos maiores especialistas no estudo das neurociências e da cognição em nosso país, autor de inúmeras publicações científicas e de livros base sobre Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva).

Este curso envolve a atualização da fundamentação teórica, do método e de regras gerais de aplicação dos subtestes principais e suplementares, compondo, os 15 subtestes da escala.

Nós acreditamos que a melhor maneira para o desenvolvimento profissional também se dá pelo treinamento prático; atingindo, assim, melhores resultados.

Isso se dá não apenas em relação à curva de aprendizado, mas consequentemente na atuação imediata da avaliação em consultório, serviços de saúde, bem como para atuar em áreas como o departamento de RH das empresas.

Vamos muito além da simples apresentação de procedimentos, incentivando a discussão de aspectos clínicos, incluindo prática supervisionada com material e kit originais para uso em treinamento real dentro do programa do curso*.

Curso Intensivo e Treinamento Prático para utilização da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª Edição (WISC-IV) do Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr." do Instituto Neurológico de São Paulo – INESP.

Inscreva-se!

+ InformaçõesCompartilhar

2ª Turma de Extensão e Especialização em Psicologia Hospitalar


2ª Turma de Extensão e Especialização em Psicologia Hospitalar

Apresentação

O curso visa desenvolver habilidades profissionais do psicólogo, com formação teórica consistente, sólida, atualizada e vivencia prática por meio de atendimentos supervisionados, para inserção e atuação no ambiente hospitalar, assim como compreender o seu papel como membro da equipe multiprofissional e a relação psique-soma. Permite ainda o aprimoramento de atitudes e postura adequadas no que se refere ao atendimento psicológico ao paciente internado ou ambulatorial como também apoio e orientação psicológica à família.

Tem como principais objetivos específicos:
- Habilitar os psicólogos para exercício da Psicologia Hospitalar;
- Discutir os conceitos de saúde/ doença e vida/ morte, vinculados à história de vida do paciente e a visão de homem como um ser biopsicossocial;
- Compreender o papel do psicólogo no hospital, como membro da equipe multiprofissional;
- Identificar e diferenciar os estados emocionais do ser humano no processo de adoecimento e sua relação psique-soma;
- Conhecer, descrever e vivenciar modalidades e possibilidades de atuação do psicólogo dentro do contexto Hospitalar nas diferentes especialidades médicas;
- Identificar as formas e os tipos de atendimento psicológico dentro do contexto hospitalar;
- Dar condições teórico-práticas para atuar com pacientes internados ou ambulatoriais, crônicos ou terminais;
- Distinguir os pacientes aptos, sob o ponto de vista psicológico, para as cirurgias, transplantes e reprodução humana

Público Alvo: Psicólogos e estudantes do último semestre de psicologia.

+ InformaçõesCompartilhar

1ª Turma de Especialização em Psicologia Clínica com Ênfase em Terapia Comportamental e Cognitiva


1ª Turma de Especialização em Psicologia Clínica com Ênfase em Terapia Comportamental e Cognitiva

Apresentação

Além de oferecer um enfoque nos transtornos mentais mais comumente demandados na clínica psicológica, o presente curso possui como diferencial o objetivo de habilitar o profissional a distinguir a Terapia Comportamental e as Terapias Cognitivo-Comportamentais. A partir desta distinção, o psicólogo se torna apto a embasar sua prática clínica em abordagem teórica consistente e cujos resultados têm sido validados por pesquisas científicas, possibilitando uma atuação eficaz. Com professores renomados da área, discussões de casos clínicos, role playings, atendimentos clínicos e supervisões, o principal compromisso com o aluno é o de oferecer a oportunidade de uma formação sólida e coerente com as necessidades do mercado.

+ InformaçõesCompartilhar

Invista no seu futuro