Cursos

13ª Turma de Extensão e Especialização em Neuropsicologia


Apresentação

A Neuropsicologia consiste em uma área específica das neurociências aplicada à prática clínica e que tem como objetivo estabelecer a relação entre o cérebro e o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional, pesquisando e desenvolvendo instrumentos para mensurar o ‘perfil’ neuropsicológico do ser humano. Através da Avaliação Neuropsicológica esta ciência utiliza-se de testes neuropsicológicos para delimitar as habilidades e dificuldades cognitivas do indivíduo, visando além de auxiliar o diagnóstico médico, avaliar o impacto dos tratamentos sobre a cognição e estruturar um programa de reabilitação neuropsicológica personalizado, com o intuito de proporcionar um melhor funcionamento cognitivo e comportamental, e consequentemente auxiliar no reestabelecimento da saúde mental e de uma melhor qualidade de vida ao sujeito avaliado.

A Neuropsicologia no Brasil teve início através do Prof. Dr. Raul Marino Jr. que na época integrou a psicóloga (mais tarde “neuropsicóloga”), Drª Candida Pires de Camargo, à sua equipe de pesquisa, dando início aos primeiros estudos que envolveram avaliações neuropsicológicas em nosso país, sendo, portanto, os precursores e responsáveis pela introdução da Neuropsicologia como uma especialidade da Psicologia brasileira. Os Professores Dr. Raul e Drª Candida, até os dias de hoje primam pela ética e a melhor formação de seus alunos, contando com extenso conhecimento e volumosa experiência nas ciências neurológicas e psicológicas, além de apoio de um corpo docente diferenciado tecnicamente, composto em sua grande maioria por doutores e livres docentes, oferecendo ensino e formação de excelência em Neuropsicologia em um curso com mais de 12 anos de tradição.

Sempre primando pela ‘Ética’ o Prof. Dr. Raul Marino Jr. e sua equipe multidisciplinar propõem um Curso de Extensão e Especialização em Neuropsicologia voltado exclusivamente para Psicólogos, considerando serem estes os verdadeiros profissionais habilitados a esta especialidade da Psicologia e das Neurociências.

O Centro de Estudos em Neurociências do Instituto Neurológico de São Paulo - CENEC-INESP oferece um curso de Pós Graduação Lato Sensu em Neuropsicologia, com excelência em fundamentação teórica e estágio supervisionado realizado internamente, no próprio Instituto, durante o período do curso, com a avaliação de voluntários com queixas cognitivas que são pré-inscritos e selecionados previamente. Após o aluno obter o conhecimento e treinamento prévio de aplicação e correção dos instrumentos e testes que fazem parte dos protocolos de avaliação neuropsicológica e que são destinados especificamente a grupos em determinados intervalos entre faixas etárias diferentes (criança, adolescente, adulto e idoso), o curso oferece ao aluno durante o estágio, a oportunidade de realizar avaliações em faixas etárias diferentes, para que sejam conhecidos e utilizados os mais variados instrumentos presentes na prática da avaliação neuropsicológica. Durante o estágio se realizam um total de 06 avaliações, todas supervisionadas por um neuropsicólogo supervisor responsável e para as quais é confeccionado e emitido um relatório de avaliação neuropsicológica oficial e gratuito, pois o intuito do curso é promover ensino e pesquisa. Além disso, também contamos com uma aula prática no Laboratório de Neuroanatomia e Microcirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa.

Portanto, o CENEC-INESP tem como principal objetivo oferecer uma formação sólida e consistente, com base na teoria e experiência prática demonstrada nas aulas expositivas ministradas pelo especialista docente, discussão de casos das mais variadas etiologias e avaliação prática e supervisionada, a fim de habilitar profissionais psicólogos para a realização de avaliações neuropsicológicas (com o uso de testes cognitivos, escalas clínicas e outros instrumentos específicos que embasam a elaboração de relatórios/laudos de avaliação neuropsicológica) de pacientes psiquiátricos, neurológicos, neurocirúrgicos e em fase de reabilitação cognitiva, assim como, capacitar para a atuação como neuropsicólogo membro de equipe multidisciplinar e na clínica particular.

O Centro de Estudos em Neurociências Prof. Dr. Raul Marino Jr. do Instituto Neurológico de São Paulo firma oficialmente parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, conferindo TÍTULO DE ESPECIALISTA aos pós-graduandos que concluírem o curso de Neuropsicologia.

Este curso confere a titulação de ESPECIALISTA e está em conformidade com a resolução do MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação Nº. 01 DE 8 DE JUNHO DE 2007 publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Nº 109.

Curso reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, com o nome Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr."- Instituto Neurológico de São Paulo*.

*As reestruturações realizadas por ordem do MEC, já encontram-se regularizadas, concedendo-nos o direito de fornecer o Título de Especialista para nosso alunos.

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9ª Turma de Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva


Apresentação

A Reabilitação Cognitiva se baseia nos conceitos da Neuropsicologia e atua no desenvolvimento de estratégias e treinamentos para um melhor funcionamento cognitivo do indivíduo, buscando amenizar suas deficiências e estimular suas potencialidades. Está pautada na avaliação neuropsicológica e com base em seus resultados, desenvolve estratégias de treinamento para reparação cognitiva, estimulando o aparato cognitivo do indivíduo e contando com a Neuroplasticidade Cerebral no desfecho deste processo.

Tem como objetivo auxiliar pessoas com déficits cognitivos e alterações comportamentais, na recuperação e/ou compensação de suas dificuldades, para obterem um melhor funcionamento nas atividades de vida diária e, consequentemente, melhorar a sua Qualidade de Vida.

Utilizamos o termo Reabilitação Cognitiva e não Reabilitação Neuropsicológica (prioritariamente realizada por neuropsicólogos), pois este curso se destina a todos aqueles profissionais, sejam das áreas da saúde, educação ou afins, que se preocupam em se capacitar para desenvolver novas estratégias para o treinamento e reabilitação da cognição de um indivíduo que desenvolveu algum nível de deficiência cognitiva. Em muitos dos casos a reabilitação das funções mentais reintegram o indivíduo à sociedade e lhe propiciam novamente um sentido à vida.

Este curso surgiu como um prolongamento natural do curso de Especialização em Neuropsicologia, oferecido a mais de uma década pelo INESP, e, por não ser um curso indicado exclusivamente apenas à neuropsicólogos, procuramos proporcionar uma base sólida de informações relacionadas à Neuropsicologia com o intuito de capacitar o profissional que realizar o curso, a analisar os resultados de um relatório de avaliação neuropsicológica e a partir deste, desenvolver estratégias de intervenção e de treinamento cognitivo.

O curso tem 10 meses de duração, sendo que no 1º semestre o aluno recebe toda a base teórica e instrumental geral necessária para adquirir o conhecimento que o habilite a desenvolver um processo de reabilitação cognitiva, voltado para faixas etárias diferentes e para a mais variada gama de condições patológicas ou que apresentem alterações cognitivas que necessitem ser reabilitadas. O 2º semestre do curso é voltado para a prática supervisionada de reabilitação cognitiva, fase em que o aluno irá realizar um estágio e acompanhar um caso particular que o mesmo tenha interesse em reabilitar ou um caso que já passou por avaliação Neuropsicológica no próprio INESP e que apresente indicação e encaminhamento para Reabilitação Cognitiva, sendo que este reabilitando receberá as intervenções em um mínimo de 16 sessões presenciais, podendo ser atendido nas instalações oferecidas pelo próprio Instituto ou externamente sobre a responsabilidade do aluno. Todas as sessões de reabilitação cognitiva que forem realizadas serão supervisionadas por um neuropsicólogo supervisor responsável e com vasta experiência em reabilitação neuropsicológica, e ao término do curso será confeccionado e emitido um relatório descritivo e contendo os resultados deste breve processo de reabilitação empregado, o que abre a possibilidade da continuidade de intervenções futuras.

Sendo assim, Prof. Dr. Raul Marino Jr. e sua equipe multidisciplinar propõem o Curso de Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva do Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr." do Instituto Neurológico de São Paulo, com o intuito de oferecer uma formação teórica sólida somada à prática monitorada e supervisionada para habilitar profissionais capazes de realizar um processo de reabilitação cognitiva em pacientes que apresentem transtornos psiquiátricos, patologias neurológicas e condições pré ou pós-neurocirúrgicas, assim como em outras condições cuja reabilitação do aparato cognitivo seja indicada, além de formar um profissional preparado e apto a atuar como membro de equipe multiprofissional, o que é uma necessidade emergente na atualidade.

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3ª Turma de Aprimoramento em Instrumentação em Neurocirurgia


Apresentação

O Curso de Aprimoramento em Instrumentação em Neurocirurgia tem como missão formar profissionais instrumentadores neurocirúrgicos altamente capacitados em prestar uma assistência especializada para o desempenho de tarefas e rotinas de um centro cirúrgico, tornando-se capaz de identificar os conceitos de hospital, estrutura e funcionamento do Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilização.

Com isso, elaboramos um programa em que um dos principais objetivos é corrigir as falhas, suprir as necessidades do mercado e superar as expectativas das equipes médicas e cirurgiões.

Apresenta noções de anatomia, neuroanatomia, fisiologia e neurofisiologia humana, bem como microbiologia, anestesia e neuroanestesia, entre outros, desenvolvendo suas potencialidades como um profissional totalmente envolvido na área da saúde e inserido adequadamente em seu cotidiano do ambiente hospitalar com plena capacidade e segurança de interagir adequadamente com médicos e pacientes, de forma que alcance o mais alto nível de qualificação e excelência para o mercado de trabalho e o exercício da profissão tanto para equipes e cirurgiões particulares como para empresas de materiais especiais voltados à neurocirurgia.

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5ª Turma de Extensão em Neurodesenvolvimento Infantil - Principais Alterações - Métodos de Avaliação


Apresentação

O Curso de Alterações no Desenvolvimento e Métodos de Avaliação e Intervenção do Centro de Estudos em Neurociências – Instituto Neurológico de São Paulo aborda temas atuais e relevantes sobre o desenvolvimento infantil, bem como métodos de análise, avaliação e atuação à todos os envolvidos direta ou indiretamente como determinantes nesta importante fase da formação do indivíduo.

É assunto de extrema relevância tanto ao psicopedagogo(a), terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo(a), neurologista, neuropediatra, entre outros; como ao profissional educador(a), professor(a), pedagogo(a) que atua diretamente com crianças e, por vezes, necessitam de uma orientação na avaliação e identificação de determinados déficits e treinamento que os auxilie na indicação para acompanhamento ou tratamento desses alunos / pacientes, já que consiste em avaliar as modificações menos visíveis do desenvolvimento como a cognição, a atenção, a concentração entre muitas outras.

Detectar alterações no desenvolvimento infantil (ou do adulto) somente é possível diante do conhecimento do profissional frente à observação e avaliação adequadas da normalidade da criança (ou do paciente). Desta forma é imprescindível que cada criança (ou indivíduo) seja avaliada individualmente em suas peculiaridades, já que a neurociência não é uma ciência exata e cada um tem sua individualidade e seu tempo e tais intervenções realizadas por profissionais devidamente preparados, serão de grande importância podendo evitar ou amenizar problemas futuros por atuarem nesta importante e determinante fase do desenvolvimento humano.

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4ª Turma Intensivo e Treinamento Prático de WISC-IV


Apresentação

Alterações na Escala Wechsler de Avaliação de Inteligência para Crianças - WISC.

Foi lançado no Brasil a nova versão do instrumento considerado ‘padrão ouro’ para a avaliação da inteligência em crianças. Em substituição ao WISC-III, o WISC-IV é considerado essencial para avaliação neuropsicológica e no psicodiagnóstico de crianças, sendo um recurso eficiente para o direcionamento do trabalho clínico.

Com metodologia e proposta próprias e diferenciadas em educação continuada, incluimos simulações de aplicação e correção supervisionadas para o treinamento da prática clínica, após conteúdo teórico e programa totalmente revisto para atender as expectativas dos profissionais do mercado atual e em constante mudança. Incluímos, assim, o treinamento com kit e material originais do WISC-IV*.

Na aula de abertura, será abordado o tema: "Neurociências e Inteligência - A Importância da Utilização do WISC-IV na Avaliação da Inteligência em Crianças" com o Dr. Daniel Fuentes (um dos maiores especialistas no estudo das neurociências e da cognição em nosso país, autor de inúmeras publicações científicas e de livros base sobre Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva).

Este curso envolve a atualização da fundamentação teórica, do método e de regras gerais de aplicação dos subtestes principais e suplementares, compondo, os 15 subtestes da escala.

Nós acreditamos que a melhor maneira para o desenvolvimento profissional também se dá pelo treinamento prático; atingindo, assim, melhores resultados.

Isso se dá não apenas em relação à curva de aprendizado, mas consequentemente na atuação imediata da avaliação em consultório, serviços de saúde, bem como para atuar em áreas como o departamento de RH das empresas.

Vamos muito além da simples apresentação de procedimentos, incentivando a discussão de aspectos clínicos, incluindo prática supervisionada com material e kit originais para uso em treinamento real dentro do programa do curso*.

Curso Intensivo e Treinamento Prático para utilização da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª Edição (WISC-IV) do Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr." do Instituto Neurológico de São Paulo – INESP.

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2ª Turma de Extensão e Especialização em Psicologia Hospitalar


Apresentação

O curso visa desenvolver habilidades profissionais do psicólogo, com formação teórica consistente, sólida, atualizada e vivencia prática por meio de atendimentos supervisionados, para inserção e atuação no ambiente hospitalar, assim como compreender o seu papel como membro da equipe multiprofissional e a relação psique-soma. Permite ainda o aprimoramento de atitudes e postura adequadas no que se refere ao atendimento psicológico ao paciente internado ou ambulatorial como também apoio e orientação psicológica à família.

Tem como principais objetivos específicos:
- Habilitar os psicólogos para exercício da Psicologia Hospitalar;
- Discutir os conceitos de saúde/ doença e vida/ morte, vinculados à história de vida do paciente e a visão de homem como um ser biopsicossocial;
- Compreender o papel do psicólogo no hospital, como membro da equipe multiprofissional;
- Identificar e diferenciar os estados emocionais do ser humano no processo de adoecimento e sua relação psique-soma;
- Conhecer, descrever e vivenciar modalidades e possibilidades de atuação do psicólogo dentro do contexto Hospitalar nas diferentes especialidades médicas;
- Identificar as formas e os tipos de atendimento psicológico dentro do contexto hospitalar;
- Dar condições teórico-práticas para atuar com pacientes internados ou ambulatoriais, crônicos ou terminais;
- Distinguir os pacientes aptos, sob o ponto de vista psicológico, para as cirurgias, transplantes e reprodução humana

Público Alvo: Psicólogos e estudantes do último semestre de psicologia.

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1ª Turma de Especialização em Psicologia Clínica com Ênfase em Terapia Comportamental e Cognitiva


Apresentação

Além de oferecer um enfoque nos transtornos mentais mais comumente demandados na clínica psicológica, o presente curso possui como diferencial o objetivo de habilitar o profissional a distinguir a Terapia Comportamental e as Terapias Cognitivo-Comportamentais. A partir desta distinção, o psicólogo se torna apto a embasar sua prática clínica em abordagem teórica consistente e cujos resultados têm sido validados por pesquisas científicas, possibilitando uma atuação eficaz. Com professores renomados da área, discussões de casos clínicos, role playings, atendimentos clínicos e supervisões, o principal compromisso com o aluno é o de oferecer a oportunidade de uma formação sólida e coerente com as necessidades do mercado.

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